terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como Fazer um Arco Recurvo





O arco recurvo é mais potente que o arco tradicional, tendo a capacidade de impulsionar as flechas para mais longe. Embora seja necessário ter habilidade e anos de prática para fazer um arco recurvo perfeito, esses passos lhe ajudarão a começar.

Método 1 de 3: Preparando o Arco

  1. Make a Recurve Bow Step 1.jpg
    1
    Compre ou faça uma aduela de madeira. É a partir dela que o seu arco será moldado. Ela precisa estar no comprimento que você deseja que o seu arco tenha, e deverá ser feita de uma madeira que seja forte, flexível e maleável.
    • Nogueira, teixo, madronho e bordo são todas madeiras boas para se usar para fazer um arco.
  2. Make a Recurve Bow Step 2.jpg
    2
    Reúna suas ferramentas. Machadinha, morsa de bancada, quadro de moldar arco, suporte de tillering, uma lixa grande, soprador, alguns grampos C sargento e uma faca de tanoeiro tornarão o processo muito mais fácil do que usar apenas uma faca e um objeto grande e redondo.
  3. Make a Recurve Bow Step 3.jpg
    3
    Marque o contorne do formato. Faça o contorno das lâminas e do apoio da flecha no seu arco com uma caneta. Segure a aduela em pé com uma mão e com a outra passe a machadinha. Faça a as laterais da aduela tão suaves quanto você puder.
    • Você pode escolher os detalhes (lâminas retas, largas ou estreitas) por si próprio. Marque onde que você quer que o punho arco seja.
  4. Make a Recurve Bow Step 4.jpg
    4
    Teste sua aduela. Certifique-se de que ela vai curvar apoiando a ponta inferior no peito do pé, segurando a ponta superior com uma mão e puxando a parte de trás (o lado que fica virado para fora quando você atira) na sua direção. Não force muito, pois isso poderá danificar a sua aduela.
  5. Make a Recurve Bow Step 5.jpg
    5
    Dê forma às lâminas. Depois de fazer um esboço do seu arco com a machadinha, é hora de dar forma às lâminas. Coloque a parte da aduela que será o punho do arco na morsa e prenda-a. Certifique-se de que a parte traseira esteja virada para cima. Pegue a faca de tanoeiro e aplique-a ao longo da aduela com longas passadas. Repita o movimento até que a aduela tenha a mesma espessura que você deseja para o seu arco.
    • Lixe as bordas salientes da aduela.
    • Caso deixe o seu arco muito fino, isso fará com que ele quebre.

Método 2 de 3: Dando forma ao Arco

  1. Make a Recurve Bow Step 6.jpg
    1
    Coloque o arco no quadro de moldar. Dependendo da curvatura que você quer no arco, você terá que mover o arco para partes diferentes do quadro.
    • Para cada lâmina, o arco recurvo tem duas curvas: a primeira, que sai diretamente do punho; e a segunda, logo em seguida, que vira novamente em direção ao punho.
    • Use os grampos sargento para fixar a aduela no quadro.
    • Se tiver dificuldades, utilize o soprador para aquecer a aduela e então fixe a parte desejada o quadro.
  2. Make a Recurve Bow Step 7.jpg
    2
    Tire medidas exatas. Ambas as lâminas devem ficar o mais igualmente encurvadas quanto possível. Para garantir isso, certifique-se de que você esteja curvando a aduela em distâncias iguais em ambas as extremidades do punho.
  3. Make a Recurve Bow Step 8.jpg
    3
    Dê tempo para cada curva se fixar. Tente deixar cada parte firme no quadro por pelo menos algumas horas. De um dia para o outro, de preferência. Isso dará tempo para a madeira assentar na nova posição, e fará com que o arco dure mais tempo e seja mais eficaz.


  1. Make a Recurve Bow Step 9.jpg
    1
    Entalhe vincos para a corda. Faça vincos nas extremidades das lâminas. São eles que manterão a corda no lugar. A melhor forma de fazer isso é com uma lixa longa e cilíndrica, mas isso pode ser feito com uma faca e uma lixa estreita e plana.
    • Comece fazendo os vincos pela parte interna da madeira para proteger a integridade da parte externa da mesma.
  2. Make a Recurve Bow Step 10.jpg
    2
    Faça o tillering do arco. É o processo de tillering que dará a puxada para o seu arco. Assim que o seu arco tiver o formato que você deseja, coloque nele uma corda de tillering. Essa corda deverá ter cerca do dobro do tamanho da corda que será usada no arco. Faça uma volta em cada extremidade da corda e coloque-as nos vincos das lâminas.
    • Corda de paraquedas serve bem como uma corda de tillering.
  3. Make a Recurve Bow Step 11.jpg
    3
    Coloque o arco no suporte de tillering. Puxe a corda até um dos vincos próximos à extremidade do suporte. Lenta e gradualmente puxe o arco para mais longe da corda, prestando atenção a como o arco enverga.
    • O processo de tillering leva muito tempo e é muito gradual.
    • Se ouvir qualquer barulho vindo do arco, pare, e use a lixa grande para moldar as lâminas um pouco mais.
    • O processo de tillering pode levar meses, e fazê-lo lentamente permitirá que você aumente a puxada do arco até uma boa distância.
    • Depois que o processo de tillering for começado, você poderá suavizar a parte frontal do arco com uma lixa grande.
  4. Make a Recurve Bow Step 12.jpg
    4
    Encordoe o arco. Assim que o arco atingir o tamanho de uma puxa aceitável, tire-o do suporte e remova a corda de tillering. Coloque a corda do arco. Prenda as duas voltas nos vincos das lâminas.
    • O nylon é uma corda de arco bem popular.
    • O arco poderá ser encordoado e disparado durante o processo de tillering, embora ainda não tenha chegado à sua potência total; e usá-lo para atirar poderá dificultar o processo de tillering.
  5. Make a Recurve Bow Step 13.jpg
    5
    Termine o arco. Após terminar o processo de tillering, você poderá adicionar alguma arte, couro ou uma camada protetora ao seu arco.

Reportagem retirada do site: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Arco-Recurvo