segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os seis erros mais comuns no tiro com arco

Postura

Eu gosto de assistir vídeos sobre tiro com arco e uma das coisas que mais me chama atenção é a postura dos arqueiros e arqueiras. E percebe-se que uma regra básica é seguida porém cada atleta possui sua individualidade, por exemplo o arqueiro britanico Larry Godfrey atira com o corpo ligeiramente arqueado para frente, mas não tanto quanto o americano Brady Ellison nos últimos Jogos Olimpicos. A arqueira britânica Danielle Brown, apesar de ser para-olímpica porém nos dá uma aula sobre postura.

Larry Godfrey nas Olimpíadas de 2012
Você deve estar de lado para o alvo, com os pés seguindo a largura dos ombros e apontando ao longo da linha de tiro. Você não deve apontar seus pés ou os joelhos em direção ao alvo.

Brady Ellison nas Olimpíadas de 2012
Depois de ter os pés resolvidos, você deve prestar atenção à parte superiror de seu corpo. As únicas partes de seu corpo que podem se mover quando você atirar são os seus braços e sua cabeça. Você não deve girar o tronco em direção ao alvo, nem inclinar o pescoço para qualquer direção. Os coreanos colocam cerca de 80% de seu peso sobre o pé de trás para se certificar de que não se moverão.

Danielle Brown nas Olimpíadas de 2012
O segredo é que a boa postura deve-se tornar um hábito, para tanto você pode tentar usar a seguinte rotina (para arqueiros(as) canhotos basta substituir as direito por esquerdo):
  1. Ficar na linha de tiro, como descrito acima.
  2. Olhando diretamente ao longo da linha de tiro, ficar em pé com cabeça nivelado como se fosse tomar seu peso em uma balança.
  3. Mantendo seu pescoço ereto, vire a cabeça até que você esteja olhando para o alvo.
  4. Movendo-se apenas o braço esquerdo, levante o seu arco e mantê-lo em direção ao alvo.
  5. Movendo-se apenas o seu braço direito, e não torcer o tronco estender a mão e segurar a corda.
  6. Movendo-se apenas o seu braço direito, puxar a corda até seu ponto de ancoragem e certificar que a corda toca a ponta de seu nariz e uma posição entre o centro de seu labio até o canto direito de seu lábio - Não mova a cabeça para qualquer direção a fim de encontrar a corda.

É extremamente necessário para o(a) arqueiro(a) conhecer sua postura de tiro, seja por meio de espelhos, fotos ou vídeos, obedecer e manter as orientações de seu treinadores. Uma vez que a postura se torna hábito não será mais necessária esta observação pois sua mente controlará todos os movimentos de seu corpo passo-a-passo conforme acima.

Fonte: artigo retirado na íntegra do site 

Bow & Arrow Tech

Link original: http://bowarrowtech.blogspot.com.br/2013/09/os-seis-erros-mais-comuns-no-tiro-com.html

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Técnicas de Tiro com Arco Composto - Technical shooting with compound bow

Pessoal,


Seguem alguns vídeos (em inglês e outros em português) ensinando como se deve atirar com arco compostos e ter uma boa técnica.


Vídeos em inglês: 



Vídeos em português:





Abraços e bons tiros!




quinta-feira, 12 de maio de 2016

How to make a recurve bow - como fazer uma arco recurvo

Saudações, pessoal!


Segue uma série de vídeos ensinando a fazer arcos recurvos de madeira. Uns em português e outros em Inglês.





                                                      Vídeos em Inglês:









Vídeos em português:







Abraços e bons tiros!


quinta-feira, 5 de maio de 2016

Tiro com arco convoca oito para Olimpíadas - Rio 2016


Ainda não será em 2016 que um indígena disputará os Jogos Olímpicos pelo Brasil no tiro com arco. A confederação brasileira de modalidade (CBTArco) anunciou nesta quinta-feira de forma oficial a convocação para o Rio-2016 e, conforme esperado, não incluiu os três indígenas que participaram da parte final das seletivas.
Foram quatro etapas, com cada atleta podendo descartar o pior resultado. Os dois primeiros tanto no masculino quanto no masculino foram convocados diretamente, cabendo à comissão técnica apontar os outros quatro convocados (dois por gênero). Depois, mais perto dos Jogos, em julho, serão definidos os seis arqueiros que participarão do Rio-2016 e quem fica como reserva, fora inclusive da Vila Olímpica.

No masculino não teve novidade. Marcus Vinícius D`Almeida (37 pontos nas seletivas) e Bernardo Oliveira (36) se garantiram diretamente, enquanto Daniel Xavier (33) e Marcelo Costa (31), respectivamente terceiro e quarto colocados nas seletivas, foram os demais convocados. Dentre os indígenas, o melhor foi Nelson Silva, em sexto.

Nofeminino, Ane Marcelle (39) e Sarah Nikitin (31) sobraram nas seletivas. A terceira colocada, a amazonense Larissa Rodrigues, não foi convocada. Ela somou 28 pontos e foi preterida por Marina Canetta Gobbi (24) e Michelle Acquesta (19). Esta foi só oitava colocada no ranking das seletivas - o resultado seria o mesmo se não houvessem descartes.
Na quarta e última seletiva, no fim de semana passado, em São Paulo, Marcus Vinicius atualizou seu recorde brasileiro, com 671 pontos. O pior resultado dele nas quatro etapas foi 665 pontos, um ponto a menos do que fez o primeiro colocado da fase de classificação do Mundial do ano passado.
Essa será a primeira vez que o Brasil participará dos Jogos por equipes, tendo vaga como país-sede tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, os resultados somados de Marcus, Bernardo e Marcelo na terceira seletiva deixaria o Brasil em primeiro na fase de classificação do último Mundial.
A disputa por medalhas, entretanto, acontece nos confrontos eliminatórios, de mata-mata. Os seis arqueiros que participarem da disputa por equipes também estarão na competição individual. Os reservas só serão utilizados em caso de lesão dos titulares.
Fonte: texto retirado na íntegra do Site do Jornal O Tempo
Link:  http://www.otempo.com.br/hotsites/rio-2016/tiro-com-arco-convoca-oito-para-olimp%C3%ADadas-e-deixa-ind%C3%ADgenas-de-fora-1.1292877

terça-feira, 3 de maio de 2016