quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Alvo para tiro com arco - Fabricar um alvo

1- O ALVO ( F. I. T. A)
  
1.5 Existem dois tamanhos de alvos circulares, um de 122 cm e outro de 80 cm de diâmetro. Esses alvos se dividem em cinco faixas concêntricas, coloridas, do centro para a borda, em: amarelo, vermelho, azul claro, preto e branco.
Cada faixa de cor é dividida por uma linha fina em duas zonas concêntricas de igual largura, somando, portanto, um total de dez zonas de pontuação, de igual largura, medidas a partir do centro amarelo.
Zonas de 6,1 cm para os alvos de 122cm. 
Zonas de 4,0 cm para os alvos de 80cm. 
As linhas divisórias dentro de cada cor, serão totalmente incluídas, em cada caso, dentro da zona de maior pontuação.
Tanto a linha de limitação do bordo, como as linhas divisórias entre cores ou dentro de cada cor, não excederão de 2 milímetros, de largura tanto nos alvos de 122 cm como nos de 80 cm.
O Centro do alvo se dominará ponto central e será indicado por um pequeno " x " cujos traços não excederão de 2 milímetros.
A contagem de pontos será feita do centro para a borda do seguinte modo:

  • amarelo- 10+ , 10 e 9;
  • vermelho- 8 e 7;
  • azul- 6 e 5;
  • preto- 4 e 3;
  • branco- 2 e 1.

Na figura é mostrado o alvo de 18,30 e 50 metros que têm apenas as cores azul para amarelo valendo respectivamente de 6 a 10 pontos. Fig. 33
Figura 33
2.5 As almofadas podem ser de palha de " tabôa"( planta de brejos) em várias camadas sobrepostas, entremeadas com placas de câmara de ar grossa, abertas. Estas amortecem o impacto e impedem que a flecha atravesse o alvo.
Você encomendará as esteiras na dimensão de 90 x 90 cm, para salvos menores e com 1,30 x 1,30cm, para os alvos maiores.

No mínimo 5 esteiras deverão ser usadas para cada almofada e serão colocadas uma sobre as outras cruzando as fibras entremeando a borracha na área de esteira, entre as três primeiras somente. Figs. 34a e 34b
Outros materiais podem ser usados para confecção das almofadas, como: isopor de alta densidade, serragem de madeira prensada, papelão corrugado, palha de arroz ou crina vegetal comprimida.

Uma vez arrumadas as esteiras e a borracha, utilizando só uma agulha de colcheiro de 30 a 40 cm ( agulha de lardagem) e fio de algodão forte, costure-as apertando-as bem entre si, com pontos largos , de mais ou menos 15 cm. Fig. 35
Marque com tinta a frente do alvo.

A almofada também pode ser feita com esteira enrolada e cinturada bem apertada, para receber o impacto no sentido das fibras da palha.

Sobre uma das faces da almofada será fixada uma placa de papelão corrugado, onde se aplicará o alvo.

Esse tipo de almofada deverá ter 50cm de espessura.

As esteiras devem ser encomendadas com 50cm de largura e com 3 a 5 metros de comprimento. Fig. 36
Será enrolada bem apertada até atingir um diâmetro de 1 metro, que será reduzido para 90 cm depois de cinturado. Este tipo é mais dispendioso e trabalhoso, entretanto, é muito mais resistente para os treinos e muito mais durável, tendo ainda a vantagem de se poder substituir o centro da mesma, local que mais se estraga na almofada.
3.5 O cavalete pode ser feito de 3 peças de madeira bastante fortes para suportar o peso da almofada. Fig. 37
 3.5.1 Os cavaletes quando armados deverão ficar com uma inclinação de mais ou menos 15º . A almofada e o alvo deverão acompanhar essa inclinação (f.i.t.a)
 3.5.2 O centro do alvo deverá estar a 1.30 em vertical do solo. ( F.I.T.A. ) Fig. 38
 As pernas dos cavaletes deverão ser fixadas ao solo e a almofada ao cavalete. Cavaletes tem caído pelo efeito do vento por não estarem fixados ao solo causando prejuízos, pelas flechas quebradas.

Fonte: http://www.manualdearqueiria.kit.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário